quarta-feira, 20 de março de 2013

Nenhum país está preparado para guerra virtual, diz Exército brasileiro



Nenhum país está preparado para guerra virtual, diz Exército brasileiro

Em entrevista ao Olhar Digital, chefe do Centro de Defesa Cibernética conta o que tem sido feito pela segurança nacional


Reprodução
Kaluan Bernardo

Nos últimos anos um novo campo de batalha foi criado. A internet, desenvolvida justamente por militares norte-americanos, hoje é um elemento vital a ser defendido junto com a infra-estrutura do país.

Enquanto EUA e China ensaiam possíveis invasões mútuas, outros países correm para melhorar sua defesa cibernética. É o caso do Brasil, que trabalha na criação do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) vinculado ao Ministério da Defesa.

Inaugurado no ano passado, o CDCiber atua com outros órgãos para melhorar a proteção virtual brasileira. Mesmo assim, “nenhum país no mundo está totalmente preparado para um ataque cibernético massivo”, defende o general do exército José Carlos dos Santos, chefe do CDCiber, em entrevista exclusiva ao Olhar Digital.

Ele cita como exemplos ataques organizados contra a Estônia (2007) e Georgia (2008), que inviabilizaram os principais serviços de utilidade pública, paralisando as infraestruturas dos países. No livro “Cyber War”, de Richard A. Clarke, o autor comenta que esse tipo de ofensa teria poder para derrubar a rede elétrica de uma nação.

“O atacante tem de ter condições técnicas e políticas para realizar tal tipo de ataque, o que necessita de uma conjectura internacional de guerra tradicional”, diz Santos. Os EUA, por exemplo, já declararam estar dispostos a retaliar com força física um ataque virtual massivo.

No Brasil, os programas militares cibernéticos são "extensivamente defensivos”. “Estamos tornando nossas redes mais resistentes a todos os tipos de ataque – o que não exclui preparação para um eventual conflito declarado”, conta o general.

Apesar de achar pouco provável uma guerra declarada com armas cibernéticas contra o país, Santos afirma que o CDCiber tem treinamentos para, por exemplo, neutralizar uma rede de ataque. “Ano passado fizemos o primeiro curso de guerra cibernética. Isso revela nossa intenção de conhecermos armas que poderiam ser utilizadas contra nós”, argumenta.

O mesmo se aplica a bombas nucleares. “O Brasil nunca vai fazer uso deste tipo de armamento, que renuncia nossa constituição. Mesmo assim, dentro da estrutura militar, temos uma equipe de defesa contra ataques químico-nucleares porque, afinal de contas, a bomba nuclear existe, mas esperamos que ela jamais seja empregada pelo Exército brasileiro. Isso também acontece com a arma cibernética, que existe e pode ser desenvolvida, mas seu uso não condiz com a postura pacífica do país”, explica o general.

Santos esclarece que o CDCiber está mais preocupado com ataques simples orquestrados em grandes eventos, como o derrubamento de sites e pixação de serviços, muitas vezes causados por ações hacktivistas.

A estrutura do Centro e os detalhes de seu funcionamento para manter as redes nacionais seguras você pode conferir na primeira parte desta matéria, publicada na terça-feira.

Fonte: UOL/Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário