segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como anda a segurança da sua rede sem fio?

Alerta!


Cuidado com a segurança da rede sem fio de sua empresa ou residência. Hoje em dia, é comum a instalação de roteadores sem fio para o compartilhamento de internet, conectando notebooks e smartphones.

O problema está na criptografia utilizada na comunicação entre o roteador e os dispositivos conectados. Complicado? A criptografia nada mais é do que o seu roteador “embaralhando” a “conversa” entre seu notebook ou smartphone. É justamente nesta conversa embaralhada que existe o risco de um hacker ter acesso aos seus arquivos, pastas, fotos ou utilizar sua internet de graça.

Funciona assim, quando um roteador sem fio é instalado, obrigatoriamente é necessário configurar dentro dele o nome da rede sem fio, que é aquela onde você escolhe para se conectar, por exemplo:


Toda rede sem fio, além de ter seu nome configurado, também é obrigatória a configuração do tipo de segurança que será utilizada na “conversa” com os dispositivos conectados, sejam eles PCs, Notebooks ou Smartphones. Esta segurança é a criptografia, que pode ser ABERTA, WEP, WPA e WPA2.

ABERTA: Fica sendo uma rede onde qualquer pessoa, com qualquer dispositivo pode se conectar ao roteador. Geralmente é utilizada em locais públicos, praças de alimentação, faculdades e aeroportos. Então se o roteador da sua empresa ou residência estiver configurado desta forma, existe uma grande probabilidade de terceiros utilizarem sua internet.

WEP: É um tipo de criptografia onde a segurança já está ultrapassada, pois existe um programa chamado Back Track que descobre facilmente a sua senha da rede sem fio se seu roteador estiver configurado com WEP. Ou seja, se o roteador de sua empresa ou residência possuir a rede sem fio configurada com a criptografia WEP, facilmente um hacker poderá invadi-la. E considere um hacker qualquer adolescente que tenha um notebook.



WPA e WPA2: São estas as configurações que seu roteador deve utilizar caso você não queira ser o bom vizinho que compartilha internet de graça. Uma rede sem fio que utiliza criptografia WPA ou WPA2 pode ser considerada uma rede segura, onde dificilmente um hacker terá acesso a seus arquivos.


Caso você tenha algum problema e precise de ajuda em sua rede sem fio, entre em contato conosco.

Equipe Digital Lógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário