domingo, 27 de novembro de 2011

Como usar a bateria do notebook?

Por Leandro Cortez

Alguns clientes e amigos que utilizam notebook, sempre me perguntam qual a melhor maneira de prolongar a vida útil da bateria. Então com o objetivo de esclarecer estas duvidas, seguem algumas dicas e informações sobre o assunto:

  1. Notebooks atuais possuem bateria composta por Lítio Ion (Li-Ion), não causam efeito memória (vicio de bateria).
  2. A vida útil de uma bateria varia de 500 à 800 ciclos. O ciclo é o simples processo de carregar e descarregar a bateria.
  3. Quanto mais vezes seu notebook carregar e descarregar a bateria, mais próxima ela estará do total de ciclos estimados. Evite fazer isso.
  4. A bateria foi feita para ser usada quando você não possui uma tomada elétrica próxima, sempre que possível mantenha o carregador conectado. A bateria somente sera acionada se houver falta de energia elétrica.
  5. Vai utilizar o note sem o carregador? Uma reunião por exemplo. Sem problemas, apenas faça a recarga quando a bateria estiver próxima do limite, algo em torno de 5%.
  6. Evite utilizar o notebook sem a bateria. Se houver uma queda de energia, ou uma falha do carregador, o disco rígido (HD), poderá ser danificado.
  7. Não remova a bateria com o notebook ligado.
  8. Ao menos uma vez por semana faça um ciclo completo do uso da bateria. Descarregar e carregar completamente.
  9. Quando estiver usando a bateria, evite utilizar o drive de cd/dvd, diminua o brilho do monitor, caso não esteja utilizando wireless e bluetooth, desligue-os. Até mesmo diminuir o volume do som otimiza o uso da bateria.
  10. Todos os notebooks possuem utilitários que nos auxiliam a ligar e desligar dispositivos (figura 1), e ferramentas para planejar o uso da bateria (figura 2 e 3).
  11. Desligar e ligar dispositivos (figura1)
    Tipo de plano de energia (figura 2)
    Detalhes do plano de energia (figura 3)
  12. E se você precisar, uma bateria nova custa em torno de R$ 300,00 e pode ser encontrada com facilidade, até mesmo no mercado livre.
Espero ter contribuído com estas dicas e informações, a Digital Lógica esta a disposição para maiores esclarecimentos. www.digitallogica.com.br

Um comentário:

  1. Demorou para alguém postar algo útil sobre a utilização das baterias.
    Muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir